Notícias

 

Chamada para artigos

Data: 2019-08-01




Oficina da Lisnave, 1970 | Nuno Barros Roque da Silveira, Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/004/NBS/000037

CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL


Encontra-se aberto o período de receção de propostas de novos artigos para o número 13 da revista científica CADERNOS DO ARQUIVO MUNICIPAL, a qual tem por objetivo divulgar a documentação à guarda do Arquivo Municipal de Lisboa.

Dedicado ao tema "Indústria e operários nos séculos XIX e XX", este número terá a coordenação de Magda de Avelar Pinheiro (CIES/ISCTE) e pretende recolher propostas de artigos que contribuam para o estudo da indústria e dos operários nos séculos XIX e XX.

Paz e guerra, progressismo, nacional-socialismo, anarco-sindicalismo, ou a social-democracia, mobilizaram os trabalhadores e a indústria de formas variadas, e muitas vezes insustentavelmente violentas. Campo e cidade tiveram os seus tempos industriais áureos em conjunturas e geografias diferentes, mas não devemos esquecer que as maiores cidades como Lisboa ou o Porto cresceram absorvendo lugares e mesmo vilas até se tornarem em metrópoles.

Dada a diversidade de documentação existente, o Arquivo Municipal de Lisboa pode disponibilizar apoio à pesquisa, e cede a reprodução gratuita dos documentos para a elaboração dos artigos.

A data limite para a entrega de artigos é 31 de janeiro de 2020, sendo os mesmos sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.

Para saber mais, consulte informação detalhada aqui.


AGENDA