Chamada para artigos

Data: 2018-08-01

O Rossio em meados do século XVIII, desenho à pena | [194-]

Inícia-se hoje o período de aceitação de artigos para o próximo número da nossa revista científica Cadernos do Arquivo Municipal, o qual se mantém até dia 31 de janeiro de 2019.
O número 11 terá como tema "O Hospital Real de Todos-os-Santos: a saúde e a cidade na Época Moderna", e contará com a coordenação científica de Edite Martins Alberto e de Rodrigo Banha da Silva.  Os artigos submetidos serão sujeitos a dupla revisão científica, em regime de anonimato, por elementos de uma comissão externa de avaliadores.

Projetado de acordo com os ideais da Modernidade, o Hospital Real de Todos-Os-Santos foi o mais importante edifício público civil de Lisboa, um complexo que emergiu paulatinamente como plataforma giratória de saberes no contexto da expansão portuguesa, mas também uma das mais poderosas instituições da cidade.

Explorando a documentação do Arquivo Municipal de Lisboa, pretende-se com este número dos Cadernos do Arquivo Municipal, revisitar as relações do Hospital Grande com a cidade, a gestão da saúde e os vários poderes ali sediados, complementando o conhecimento disponível com investigação atual. O número pretende assim abordar a saúde na cidade em Época Moderna tendo o Hospital Real de Todos-Os-Santos como seu fulcro, nas suas múltiplas dimensões institucional, económica, médico-terapêutica, assistencial, urbana, artística e arqueológica.