Notícias

Dia 7 de março, 18h30
MUSEU DA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA – Antigo Refeitório dos Monges

Capa do livro
Lançamento do livro Extraordinários sucessos do Terramoto de 1755. Memória Histórica de frei Tomás de Aquino. Edição do Arquivo Municipal de Lisboa com transcrição e estudo introdutório de Edite Martins Alberto e apresentação de João de Figueirôa-Rego.

A presente edição torna público o manuscrito de frei Tomás de Aquino, "Memória de extraordinarios sucessos offerecida como signal de eterno agradecimento pela conservação da vida de seus filhos em o Terremoto do 1º de Novembro de 1755 ao sempre illustre e amavel Pay São Bento, Principe dos Patriarcas...”, do acervo documental do Arquivo Municipal.
O manuscrito, até agora desconhecido do público, foi redigido em 1758 por frei Tomás de Aquino e constitui uma preciosa fonte para o conhecimento de Lisboa nos tempos posteriores ao Terramoto de 1755.

Escrito por um frade beneditino, e referindo-se ao Mosteiro de São Bento, o manuscrito original propriedade da autarquia lisboeta, encontra-se actualmente emprestado pelo Arquivo Municipal ao Museu da Assembleia da República, onde decorre a exposição comemorativa dos 400 anos de utilização efetiva do espaço, intitulada "O Mosteiro de S. Bento da Saúde: de Casa Religiosa a sede do Parlamento”.

A publicação de fontes tem sido um dos objetivos do Arquivo Municipal de Lisboa, visando facilitar a investigação e a divulgação do seu acervo documental.  Agora, apresenta-se publicamente mais uma edição, um contributo para o conhecimento de Lisboa destinado a todos os investigadores e interessados no conhecimento da história da cidade.