Notícias

 

Dia Mundial da Fotografia | 19 de agosto

Data: 2018-06-29


Retrato masculino | Código de referência: PT/AMLSB/CMLSBAH/PCSP/005/TFF/000001Dia Mundial da Fotografia

A primeira imagem fotográfica surgiu no final dos anos 20 do séc. XIX. A associação de elementos químicos e matemáticos sobre uma placa de estanho sensibilizada com sais de prata que, por um acaso, ficaram expostos à luz, fizeram surgir aquela que foi umas das maiores invenções daquele século – a Fotografia.

Este processo fotográfico, iniciado pelo francês Joseph Niépce (1765-1833), foi depois aperfeiçoado por Louis Daguerre (1789-1851) e teve sucesso imediato. A magia da captação de um momento, que depois poderia ficar guardado para a posteridade, apaixonou multidões e depressa se tornou um fenómeno mundial.

Até à atualidade, e ao longo de quase duzentos anos, as técnicas fotográficas conheceram uma evolução tecnológica incomparável. A história da fotografia revela-nos nomes notáveis de fotógrafos, que souberam utilizar a objetiva, de forma a captar imagens das mais diversas formas e para muitos e variados fins.

O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, pela quantidade e qualidade do seu acervo, constitui um conjunto documental de valor patrimonial único, não só para a história da cidade, como da própria fotografia. 
Recuando a 1850, e tendo por base as mais diversas proveniências, da aquisição à oferta, passando pelas produções próprias do Município, antigas ou contemporâneas, os seus fundos são hoje uma fonte imprescindível de estudo, para o conhecimento visual da cidade e a compreensão do seu processo evolutivo.

Neste dia mundial da fotografia, que se comemora anualmente a 19 de agosto, convidamo-lo a conhecer todos os fotógrafos representados nas coleções do Arquivo e que, das mais diversas formas, se foram destacando ao longo dos tempos, contribuindo desta forma para o enriquecimento da fotografia em Portugal e do mundo. 


AGENDA