Fotográfico assinala 25 anos na rua da Palma (1994-2019)

Data: 2019-03-15

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico assinala 25 anos na rua da Palma (1994-2019)

Volvidos 25 anos desde a instalação do Arquivo Fotográfico na Rua da Palma, 246, o Arquivo Municipal de Lisboa assinala esta data com um conjunto de iniciativas que procuram uma vez mais aproximar-se da comunidade e mostrar o importante trabalho que aí se desenvolve diariamente para preservar a memória fotográfica não só da cidade de Lisboa, mas de todo o variado espólio fotográfico à sua guarda.

Joshua Benoliel, Francesco Rocchini, António Novaes, Carl Emil Biel, José Artur Leitão Bárcia, António Passaporte, Ana Maria Holstein Beck, Alfredo Cunha, Eduardo Portugal, Helena Corrêa de Barros, Eduardo Gageiro, Alfredo Cunha, Artur Pastor, Ana Hatherly, Daniel Blaufuks, Paulo Catrica, Luís Pavão, José Luis Neto são alguns do fotógrafos cujo trabalho está salvaguardado nos nossos depósitos, mas acessível a todos os que o quiserem consultar online. Imagens desde o final do século XIX à atualidade, que contam histórias e fazem a história da nossa cidade, do nosso país e da fotografia em Portugal.

Muitas têm sido as exposições e catálogos que têm sido organizadas e lançados pelo Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, e que têm trazido a público e revelado este património ímpar: "Provas Originais", "Lisboa Ribeirinha", "Trabalhadores de Lisboa", "António Novaes", "Verbos", "Varinas de Lisboa", "As senhoras do Chiado", "Paisagens Brancas", "Lisboa à Beira Tejo", "Ressano Garcia", "Arquivos Secretos", "Minúsculo", "Lisboa uma Grande Surpresa", "Fotografia, a minha viagem preferida" são alguns exemplos que poderemos destacar. Algumas destas exposições podem ser revisitadas através da mostra bibliográfica de catálogos que estará patente durante todo o ano na sala de leitura. A primeira exposição que ocupou a galeria deste edifício, "Provas Originais”, irá também ser relembrada numa projeção de imagens que irá decorrer no dia 22 de março entre as 10h00 e as 16h00 na galeria do piso 0.
Nesse mesmo dia, o Arquivo Fotográfico abrirá também as portas ao público para uma visita guiada aos depósitos e áreas técnicas (restauro, digitalização, tratamento documental e laboratórios) e promoverá uma oficina de conservação de fotografia: conservação preventiva das espécies fotográficas; ambas as iniciativas de entrada livre, mas sujeitas a marcação prévia e limitadas ao número de participantes.   ESGOTADO

Ao longo de 2019 irão decorrer outras iniciativas para assinalar 25 anos após a instalação do Arquivo Fotográfico neste local, um espaço não que é não um "armazém de fotografias" mas «um espaço dinâmico em que a investigação, divulgação, preservação, prática de fotografia e o debate se conjugam (...) um espaço e equipamento condigno com as exigências dos munícipes, investigadores e amantes da fotografia (...)».*

* In Provas originais 1858-1910 / [org.] Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa / coord. Maria do Rosário Santos, Luísa Costa Dias, Luís Pavão. - Lisboa : CM, D. L. 1993. - 156 p. : il