Notícias

 

Funcionamento do Arquivo

Data: 2020-04-02



Mensagem da Chefe de Divisão de Arquivo Municipal, Dr.ª Helena Neves

"Considerando o estado de emergência decretado em resultado da pandemia Covid 19, bem como o plano de contingência municipal, o funcionamento do Arquivo Municipal de Lisboa foi ajustado de modo a dar cumprimento às orientações de contenção sanitária. 

Nesse sentido, as salas de leitura encontram-se fechadas, previsivelmente até 30 de abril, estando a data de sua reabertura dependente da evolução da situação e da alteração do estado de contingência em vigor.  Em consequência, os pedidos de consulta de documentos que se encontravam já agendados tiveram de ser cancelados e aguardam melhor oportunidade para reagendamento.

Continua a ser assegurada a resposta aos pedidos de certidão e de reprodução de documentos, recorrendo, sempre que tal é possível, às imagens de arquivo já digitalizadas. A digitalização de novos documentos para resposta a pedidos e para apoio ao licenciamento urbanístico é igualmente assegurada, embora com algumas limitações. 

A formalização de novos pedidos de consulta, reprodução ou certidão deverá ser feita através da Loja Lisboa online. 

As atividades de dinamização cultural promovidas pelo Arquivo estão igualmente condicionadas pelo encerramento dos espaços de acesso ao público. 
Assim, a exposição Contos de Lisboa, de Mónica de Miranda, que inaugurou em fevereiro no Arquivo Fotográfico (rua da Palma, 246) encontra-se suspensa, bem como as visitas guiadas e as atividades do Serviço Educativo.

Apesar destes condicionalismos, os colaboradores do Arquivo Municipal de Lisboa encontram-se a trabalhar assegurando a continuidade das suas funções e desenvolvendo produtos e serviços de informação com o objetivo dar resposta a todos os que de nós precisam. 

Temos consciência da importância do papel cívico dos Arquivos especialmente nos momentos mais difíceis que a sociedade enfrenta. A informação contida nos documentos de arquivo é um ativo económico, social e cultural de que não se pode prescindir, pelo que a manutenção do seu acesso é um garante dos direitos de cada um e de todos. 

Continuamos assim, de forma consciente, empenhados em manter o Arquivo Municipal de Lisboa ao serviço da comunidade.
Muito do nosso acervo está disponível on-line e pode consultá-lo aqui

Pode igualmente contactar-nos através dos meios eletrónicos disponíveis, preferencialmente através do endereço de email arquivomunicipal@cm-lisboa.pt

Siga-nos também nas redes sociais facebook, instagram e twitter, e usufrua da informação que aí vamos disponibilizando. 
Depende de cada um de nós a superação desta pandemia e o regresso à normalidade. 
Cá estaremos, juntos, para testemunhar o futuro. Até breve."

Helena Neves



AGENDA