Lançamento de catálogo encerra exposição de Valter Ventura

Data: 2018-04-18

Flash! Bang!

A encerrar a exposição de Valter Ventura compêndio de observações fotográficas - luz e cegueira que termina no sábado, dia 21 de abril, será lançado pelas 17h00, no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, o respetivo catálogo que conta com textos de Sofia Castro e Sofia Silva.

Nas palavras de Sofia Silva, "Em Luz e Cegueira, Valter Ventura pensa sobre a memória espetacular das bombas atómica e nuclear e somos convocados ao espanto, mais do que a lembrar as suas forças destruidoras. Mas o que se dá verdadeiramente a ver com este projeto? E de que modo somos condicionados pela memória das célebres fotografias de Hiroshima e Nagasaki, de 1945? Como é que podemos ver, sentir ou pensar sobre esta experiência de luz e cegueira sem localizar a dimensão histórica para a qual este projeto remete?"

No catálogo onde poderão ser (re)vistas algumas das imagens da exposição, são levantadas questões que conduzem o leitor a uma reflexão sobre a sua experiência (individual ou coletiva) de luz cegueira, orientada pelo discurso expositivo de Valter Ventura.