Cadernos do Arquivo Municipal n.º 9 - Lançamento

Data: 2018-05-22

O Arquivo Municipal de Lisboa vai lançar o n.º 9 da 2.ª série dos Cadernos do Arquivo Municipal, revista científica com arbitragem por pares, que conta nesta edição com a coordenação científica de Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara e Teresa Campos Coelho. O lançamento deste novo número, que irá decorrer na Sala do Arquivo dos Paços de Concelho (Praça do Munícipio, Lisboa), pelas 18h30, contará ainda com uma conferência de Miguel Soromenho, do Museu Nacional de Arte Antiga.

Dedicado ao tema A Lisboa Ausente: da Memória do Património Desaparecido aos Projetos Utópicos para a Cidade, este número dos Cadernos do Arquivo Municipal pretende «através de um "tempo longo", problematizar a ideia de cidade enquanto lugar social e objeto civilizacional».

Os artigos procuram "fazer incursões no imaginário de Lisboa, evocando uma cidade material já desaparecida ou uma cidade imaginada em diferentes momentos históricos e, como tal, uma história de intenções, de propósitos e de projetos de criação para uma capital, que se transmitiram numa presença real na memória da arquitetura da cidade”.

Os artigos são complementados por uma seleção de imagens e iconografia pertencentes ao rico acervo documental do Arquivo Municipal de Lisboa, que são apresentadas na secção Documenta. O material recolhido refere-se ao património desaparecido e aos projetos concebidos para a cidade de Lisboa, mas que nunca foram concretizados.

De salientar ainda que os Cadernos do Arquivo Municipal apresentam pela primeira vez uma secção denominada Entrevista, sendo o entrevistado José Sarmento de Matos, historiador de arte e olisipógrafo.

Este número marca a entrada da nossa revista científica no repositório Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Paços do Concelho, Sala do Arquivo
7 de junho de 2018, 18h30