LISBOA COVID-19

Data: 2020-06-30

Quiosque no Jardim Dom Luis | 11-04-2020 | Autor: Luís Pavão | Cota: LXC000255
A pandemia, o confinamento e o distanciamento social foram o mote que sustentou o presente trabalho fotográfico, denominado Lisboa Covid-19, e que agora disponibilizamos na base de dados do Arquivo Municipal de Lisboa.

Iniciado em março e concluído em maio de 2020, este levantamento realizado em suporte digital, reúne imagens da autoria de José Vicente, Luís Pavão, Miguel Pité e Pedro Lourenço, e pretende ser uma mostra representativa da vivência na cidade de Lisboa durante o período em que vigorou o estado de emergência e o estado de calamidade em Portugal.

A estratégia de resposta do país perante a pandemia COVID-19 implicou a definição e aplicação de um conjunto de medidas que visaram a mitigação e controle da doença em todo o território nacional. Os comportamentos e as vivências sofreram uma profunda mudança.

Lisboa passou a ser uma cidade silenciosa e permeável à contemplação da natureza e dos espaços públicos.

O turismo desapareceu. As ruas ficaram calmas, silenciosas e pouco visitadas.

Os estabelecimentos comerciais foram encerrados. A cidade alterou rotinas e horários.

A imagética deste território em mutação apresenta-nos agora, uma cidade conferida de esperança, sob a égide "Vai ficar tudo bem".
A coleção encontra-se disponível para consulta e reprodução aqui, através da expressão de pesquisa, "Lisboa Covid 19”.