Notícias

 

Lisboa Natura 2020

Data: 2019-10-01



Inserido no programa da Lisboa Capital Verde 2020, a Videoteca do Arquivo Municipal de Lisboa irá promover o primeiro festival eco-vídeo de Lisboa: Lisboa Natura 2020.

Brevemente será lançada uma chamada para vídeos, aberta ao público. Tomando a linguagem vídeo como suporte criativo, LISBOA NATURA 2020 assume-se como uma proposta de leitura, registo e memória da Natureza na cidade de Lisboa, que incentiva a documentação de realidades do mundo natural passado e presente mas também de novas paisagens, sentidos e conteúdos, possíveis ou idealizáveis. 

Os conteúdos temáticos deverão incluir, mas não são limitados, a memória ambiental e/ou novas imagéticas; o espaço público do município – e.g. jardins, parques, miradouros, ruas, Tejo e zona ribeirinha; espaços interiores do município – e.g. património histórico e cultural; dicotomia espaço público/espaço privado; dialogia espaço natural/espaço urbano; imaginar/sugerir novos cenários e situações ideais para a cidade; utopias e distopias; domínios científico, artístico, activista; a luz, o som; ambientes da cidade e o o arquivo natural.

O festival aceitará obras com duração máxima de 15 minutos e data de produção posterior a 2015 (inclusive). A recepção dos vídeos estará aberta até 15 de Abril de 2020.
A seleção dos trabalhos será feita por um júri e, posteriormente, incluídos num Arquivo Vídeo que ficará disponível online. 



AGENDA