Mostra bibliográfica Foto Clubes e Salões de Fotografia

Data: 2018-10-16

Mostra fotoclubes
No âmbito da exposição  "Fotografia, a minha viagem preferida", de Helena Corrêa de Barros, o Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico apresenta a mostra bibliográfica Foto Clubes e Salões de Fotografia. Esta mostra com cerca de 70 exemplares sobre salões de fotografia nacionais e internacionais, contém não só as obras e boletins que fazem referência à participação da autora em concursos e salões (1953-1959), como alguns exemplares do boletim Foto Clube 6X6, de que era sócia.

O Foto Clubismo tem início em Portugal, com os salões de Arte Fotográfica (1884-1885) e desenvolve-se a partir de 1930 com a criação do Grémio Português de Fotografia, que depois veio a ser integrado no Secretariado de Propaganda Nacional, com o objetivo de estimular turisticamente o país através da imagem.

Os salões eram fomentados pelo Estado Novo, como forma de regular e condicionar as escolhas dos fotógrafos, através de temas bem delimitados e admissões a concursos controladas, procurando assim evitar imagens inconvenientes para o regime. Na década de 1950, eram a expressão do fotógrafo amador e talvez a única forma de ter alguma visibilidade e reconhecimento.