Notícias

 

O que é o Arquivo?

Data: 2017-03-16



Vai decorrer nos dias 23, 24 e 25 de março, no Museu Calouste Gulbenkian, na sala polivalente da Coleção Moderna, o primeiro momento do ciclo de encontros O que é o Arquivo?Laboratório 1: Arte/Arquivo.

Com entrada livre, e partindo da questão O que é o Arquivo?, o AML – Videoteca desenvolve um ciclo de encontros com o objetivo de analisar o modo como as mudanças tecnológicas em curso interferem na própria realidade e definição do Arquivo, interpelando e reconfigurando-o. O Laboratório 1: Arte/Arquivo vai concentrar a abordagem a esta pergunta no campo da criação artística, propondo-se explorar e mapear as relações entre o Arquivo e a Arte na produção artística contemporânea portuguesa.

Ao longo de três dias, os diversos intervenientes irão colocar em questão o cruzamento entre a arte e o arquivo, apresentando diferentes abordagens ao tema, e partindo de áreas de criação artística distintas. Com a presença de artistas como José Luís Neto na fotografia, Filipa César e Daniel Barroca na imagem em movimento, Pedro Lagoa, nas artes plásticas, ou André Guedes e André Amálio na vertente performativa. As mesas de trabalho serão ainda compostas por intervenções de investigadores e filósofos, entre os quais se destacam Maria Filomena Molder, Delfim Sardo, António Guerreiro, José Manuel Costa.

O ciclo de encontros O que é o Arquivo? irá prolongar-se durante os próximos anos, através de uma série de Laboratórios, encontros de trabalho e de discussão, onde, de cada vez, esta pergunta será colocada a partir de práticas e saberes visuais particulares, e de campos de trabalho e investigação específica.

PROGRAMA  



AGENDA