Topografias imaginárias: Lisboa, cidade do Sul

Data: 2017-08-04

Topografias Imaginárias: cinema ao ar livre e visionamentos comentados sob o tema Lisboa, cidade do Sul

Montagem fotográfica a partir das fotografias de Carla Caixinha, Rádio renascença e Simone Cerrato - own work
No ciclo de visionamento visionamento comentado Topografias Imaginárias - organizado pelo Arquivo Municipal de Lisboa - Videoteca descobrem-se os modos pelos quais o cinema reinventa Lisboa. Cada sessão é uma experiência de visionamento comentado, um exercício de visão e revisão de filmes na relação com a cidade, um trabalho sobre o olhar cinematográfico como agente transformador.

Neste programa especial, inserido na programação da iniciativa Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017 e sob o lema "Lisboa, cidade do Sul",  cada sessão culminará numa projeção de cinema ao ar livre onde cada filme, associado a cada lugar, criará um novo espaço, simultaneamente real e imaginário.

Num percurso com seis paragens, irá ser descoberto um arquipélago de lugares desconhecidos, nas traseiras ou nos bastidores do fluxo quotidiano da cidade e na fronteira com as outras cidades que rodeiam Lisboa, e assistir à sua inesperada transformação pelo cinema.

Longe do olhar da cidade, estes lugares serão aqui, por momentos, o seu centro: em cada um deles haverá uma sessão de cinema ao ar livre, e cada um deles será simultaneamente descoberto e transformado pelo filme aí projetado. Os filmes, esses, de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criarão uma outra cidade que só poderia existir através do cinema. Lisboa, cidade do Sul será assim uma viagem de exploração, uma redescoberta (também imaginária) da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.

Cada sessão de cinema ao ar livre é antecedida por um visionamento comentado. Guiados pelos realizadores dos filmes, nomeadamente José Filipe Costa, Salomé Lamas e Dominga Sottomayor, entre outros, mas também por investigadores, críticos ou historiadores (como Eduardo Victorio Morettin, Tiago Baptista, Olivier Hadouchi, Maria do Carmo Piçarra, Fernando Rosas, Anabela Moutinho, Raquel Henriques da Silva, António Preto, Luísa Veloso, Ana Alcântara, António Roma Torres, Álvaro Domingues, Teresa Castro ou André Cepeda, entre outros), são vistos e revistos excertos dos filmes projetados, percebendo assim que o olhar é um agente transformador. Estas sessões de visionamento comentado são a preparação da viagem onde é possível imaginar e mapear o Sul que será depois explorado nas sessões de cinema ao ar livre.

Os filmes que fazem parte do programa são de épocas e latitudes muito diferentes, são uma troca de olhares entre a América do Sul e Lisboa que, em contacto com os espaços de projeção, criam uma outra cidade que só pode existir através do cinema.

Estas viagens passam pela exibição de filmes em locais como a Ponte Vasco da Gama, o Museu da Carris, a Quinta do Alto, em Alvalade, o Vale Fundão, em Marvila, o Miradouro de Santo Amaro e o Teatro de Carnide.

Fazem parte do programa O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, O Caso J., de José Filipe Costa, Milagre na Terra Morena, de Santiago Álvarez, Outro País, de Sérgio Tréfaut, Zéfiro, de José Álvaro de Morais, La Ilusión viaja em tranvía, de Luís Buñuel, Los barcos, de Dominga Sottomayor, Fuera de quadro, de Márcio Laranjeira, Mauro em Caiena, de Leonardo Mouramateus, Où est la jungle?, de Iván Castiñeras Gallego e El Dorado XXI, de Salomé Lamas.

Lisboa, cidade do Sul é, assim, uma viagem de exploração, uma redescoberta (também imaginária) da cidade e muito particularmente de Lisboa enquanto lugar do Sul.

Acompanhe toda a iniciativa na página de Facebook | Programa completo | Descarregar programa

Telefone: 213 807 150/54 | E-mail: arquivomunicipal@cm-lisboa.pt

Organização Integrado na programação
Arquivo Municipal de Lisboa | VideotecaPassado e presente, Capital Ibero-Americana da Cultura 2017