Perguntas Frequentes - Sala de Leitura

 

Só é permitido aos leitores entrarem na sala de leitura com os seguintes materiais:

  • lápis;
  • bloco de notas;
  • folhas brancas;
  • computador portátil;
  • porta-moedas.

Todo o restante material deverá ser depositado nos cacifos à entrada do Arquivo.

Não, não é permitida a utilização de telemóvel na sala de leitura.
Sim, o Arquivo tem mais documentação para além da que se encontra disponível online. Os documentos vão sendo disponibilizados à medida que vão sendo tratados e digitalizados.
Para adquirir reproduções de documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, deverá efetuar uma pesquisa no nosso sítio selecionar as imagens a reproduzir (botão "Selecionar") e submeter um pedido de reprodução online (botão "Reproduzir"). Pode igualmente enviar-nos um e-mail para arquivomunicipal.salaleitura@cm-lisboa.pt, indicando o(s) código(s) de referência dos documentos pretendidos.
O Arquivo fornece-lhe o contacto do autor e deverá formalizar o pedido de autorização de utilização dessa imagem ao autor. Posteriormente, caso seja autorizado, deverá fazer-nos chegar a respetiva autorização.
Pode, mediante autorização prévia do Arquivo. Depois de o pedido ser autorizado, deverá proceder ao pagamento conforme estabelecido em tabela de preços em vigor e preencher uma declaração de compromisso de cedência de imagens.
Sim. No entanto, deverá pagar a respetiva taxa de publicação, conforme estabelecido na tabela de preços em vigor.
Pode, mediante autorização prévia do Arquivo e pagamento da respetiva taxa de reprodução para fins publicitários.
As imagens são disponibilizadas em suporte digital, analógico (reprodução de laboratório) ou em papel.

No caso de fotografias, as imagens são cedidas em formato TIFF, 300 DPI e com 40cm do lado mais comprido.

No caso dos restantes documentos as imagens são cedidas em PDF, 150 e 200 DPI (processos de obra) ou 300 DPI (restante documentação) e à escala.

Não, não é permitida a utilização de pens pessoais nos computadores da sala de leitura.
Sim. Para este efeito, geralmente utilizamos o sistema We transfer.
As imagens são fornecidas até 10 dias úteis após a formalização do pedido e respetivo pagamento.
O preço das imagens varia consoante o tipo de reprodução e a sua finalidade. Os preços praticados pelo Arquivo Municipal de Lisboa estão publicados na tabela de preços e outras receitas municipais em vigor, aprovada em Assembleia Municipal. 

Sim. Conforme previsto na tabela de preços da Câmara Municipal de Lisboa, os estudantes e professores, mediante apresentação de comprovativo, têm direito a 50% de desconto nas reproduções para fins académicos.

O pagamento pode ser feito em numerário, multibanco, cheque ou transferência bancária. Neste último caso, deverá enviar o comprovativo de pagamento para arquivomunicipal.salaleitura@cm-lisboa.pt.

 

Regra geral, não. Só em casos excecionais devidamente fundamentados, pode ser autorizada a consulta de originais. Nestes casos deverá enviar-nos um e-mail para arquivomunicipal.salaleitura@cm-lisboa.pt.
Não. Os livros da biblioteca estão disponíveis apenas para consulta na sala de leitura, para apoio à investigação.
Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!

AGENDA