Projectos e Obras de Habitação Social (1960-1979)

 
 
 


Capa livro


Natural da Figueira da Foz, Vítor Figueiredo nasceu em 1929 e faleceu em 2004 com 75 anos.
Concluiu o curso de Arquitetura, na Escola de Belas-Artes do Porto, com 19 valores, apresentando o projeto Habitação em São João do Estoril ao Concurso para a Obtenção do Diploma de Arquiteto.
Entre 1957-1959, ainda enquanto estudante do curso de arquitetura, colaborou com Leonardo Castro Freire, Zinho Antunes, Maurício de Vasconcelos, Nuno Teotónio Pereira e Januário Godinho.
Em 1960, iniciou a sua atividade como profissional liberal. Em 1965, abriu o seu próprio atelier, Vítor Figueiredo, Gabinete de Arquitetura, Lda., onde manteve atividade até à data da sua morte.
Durante as décadas de 1960 e 1970 dedicou-se a projetos de habitação social em Olivais Sul, Chelas, Alto dos Moinhos, Benavente, Setúbal e Santo Estêvão.
Com uma energia inesgotável, protagonizou uma série de projetos ímpares na Arquitetura Portuguesa, sempre reconhecíveis e sempre diferentes, baseados numa abordagem ética, social e cultural profunda.
O Prémio Secil foi-lhe atribuído pelo projeto da Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha. 

Nesta obra, editada por Vanda Maldonado e por Pedro Namorado Borges, ficamos a conhecer, através de fontes primárias, de peças desenhadas, esquiços e fotografias, um período marcante de todo o espólio arquitetónico, das quais destacamos: Pólo da Mitra da Universidade de Évora; Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha; Instituto Politécnico de Leiria; e Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico da Universidade de Aveiro.


Cota: ARQ ARQU VIT
ISBN: 978-989-99184-1-2


AGENDA