Abril | Maio 2019

 
 
 

Vale a pena ler...Páginas de Abril

Páginas de Abril


Há 45 anos, Portugal foi alvo de uma revolução desencadeada por um movimento militar com características únicas, reconhecidas internacionalmente devido à forma pacífica pela qual a longa ditadura do Estado Novo foi derrubada.
As transformações políticas, económicas e sociais desencadeadas pela Revolução de Abril de 1974, assentes em dois princípios fundamentais – democracia e liberdade - atribuíram à nação portuguesa uma nova identidade.

Saliente-se que a liberdade de expressão foi o primeiro reflexo da Revolução, permitindo que, desde as primeiras horas, a imprensa tivesse um papel fundamental no seu registo e na sua disseminação.
Aquele acontecimento, notável marco na história do País, desde então objeto de estudo e divulgação através dos mais diversos meios, tem vindo a ser registado ao longo de décadas, podendo as sucessivas gerações conhecer o passado, compreender o presente e projetar o futuro.

No Vale a pena ler de abril, o Arquivo Municipal de Lisboa assinala os 45 anos do 25 de Abril, proporcionando a mostra de alguns exemplares existentes na sua biblioteca que abordam as causas, os efeitos e os protagonistas da Revolução.
Duração: 01-04-2019 a 31-05-2019
Horário: 2.ª a 6.ª feira, 9h30 às 16h30


AGENDA