Junho | Julho 2019

 
 
 
Vale a pena ler...

Memórias de Lisboa Medieval


Para se compreender o percurso da humanidade a sua análise tem sido realizada numa escala cronológica dividida em períodos:  Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Cada um destes períodos resulta da evolução das necessidades dos indivíduos num dado espaço de tempo. O conhecimento desta dinâmica tem sido objeto de investigação de especialistas das mais diversas áreas científicas.

Contudo, a produção historiográfica necessita dos testemunhos deixados pelo homem no seu trajeto multissecular, correspondendo a uma multiplicidade de documentos à guarda de diversas instituições, como é o caso do Arquivo Municipal de Lisboa.

No secular acervo do Arquivo, encontra-se, por exemplo, um importante conjunto de documentos da Idade Média referentes à cidade de Lisboa, que tem vindo a ser investigado nas últimas décadas. Entre os interessados nesta temática encontram-se os investigadores do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), cujos estudos contribuíram para a realização da exposição "Pão, Carne e Água: Memórias de Lisboa Medieval"  a decorrer no Arquivo Nacional Torres do Tombo, numa parceria entre estas duas instituições.

O conhecimento da História Medieval resulta por conseguinte dos muitos estudos sobre este período, que têm sido partilhados através de diversas iniciativas, nomeadamente, em publicações.

No Vale a Pena ler de junho, o Arquivo Municipal de Lisboa proporciona a mostra de alguns destes exemplares existentes na sua biblioteca, disponíveis ao público para consulta.

Arquivo Municipal de Lisboa - Bairro da Liberdade | Campolide
Duração: 01-06-2019 a 31-07-2019
Horário: 2.ª a 6.ª feira, 9h30 às 16h30


AGENDA